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A cada hora de corrida, você ganha 7 horas extras de vida, diz estudo

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Perda de peso, fortalecimento dos músculos e dos ossos, alívio do estresse, melhora da capacidade cardiorrespiratória, enfim, a lista de  benefícios da corrida  é extensa e bastante conhecida. O que nem todo mundo sabe, no entanto, é que correr é a atividade física que tem o maior efeito no aumento da expectativa de vida. Corrida aumenta a expectativa de vida Um  estudo realizado pelo Instituto Cooper , nos EUA, descobriu que apenas 5 minutos de corrida por dia já garante longevidade, mas o dado mais significativo foi o de que a cada hora que você corre, ganha 7 horas extras de vida. Os resultados foram obtidos através da reunião de trabalhos científicos anteriores sobre os benefícios da atividade. Os pesquisadores colocaram as descobertas na ponta do lápis e chegaram a números bastante interessantes. Se uma pessoa correr duas horas por semana, passará, durante 40 anos, aproximadamente 6 meses realizando a atividade. No mesmo período, o ganho de vida seria de cerca

Como voltar aos treinos após um longo período parado

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Depois de um longo período de festas ou descanso e dias sem rotina (como o Carnaval, por exemplo), o corpo necessita de estímulos controlados para a rápida retomada das atividades do dia-a-dia. Voltar aos treinos requer cuidados. Os exercícios físicos como caminhada (Ferreira, 2016), corrida, bike, transport, natação ou qualquer outra atividade do tipo precisam ser praticados com baixa intensidade e entre média e longa duração para que o corpo lembre, aos poucos, do exercício. É como eu sempre falo para os meus alunos: treino perdido é treino perdido. Não precisa voltar à estaca zero, é só fazer o programado com uma intensidade menor no retorno. A esteira é outra alternativa por ter uma inclinação que chega até 15 graus e velocidade podendo variar de 8 km/h a 20 km/h, sendo indicada para fazer uma simples caminhada ou uma corrida. Além disso, o equipamento possui amortecedores para minimizar a possibilidade de lesionar joelhos e coluna. Por isso, ela é muito recomendada pa

4 Vantagens da Corrida para Emagrecer

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A corrida pode ser considerado um exercício muito simples, já que pode ser praticado a qualquer hora do dia e em qualquer lugar: é só ter um  bom par de tênis  e disposição. Mas o que faz ela se tornar bastante complexa são os inúmeros benefícios para quem deseja perder os temíveis quilinhos a mais. Além de ajudar na perda de peso, esse tipo de exercício espanta o stress, acelera o metabolismo e ainda emagrece! Quer mais alguns motivos para sair por aí correndo em busca de uma vida mais saudável? Então confira: Benefícios da corrida para emagrecer 1. Ajuda a reduzir a gordura A corrida é um exercício que ajuda a diminuir o excesso de gordura em nosso corpo. E o melhor de tudo é que, como ela é um exercício muito simples, você pode praticá-lo a qualquer hora do dia, para dessa forma perder as gordurinhas a mais. Tire vantagem da corrida para emagrecer e desfilar um corpo esbelto no próximo verão! 2. Inibe o apetite A corrida, ao contrário do que muitos pensam, não aumen

20 dicas incríveis sobre corrida

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4 feras no assunto - Paulo Zogaib, da Unifesp; Marcos Paulo Reis, do Pão de Açúcar; Ademir Paulino, da Companhia Athletica; e Fabiana Pereira, da 4any1 - dão dicas para quem pretende correr 10 km 1.  Entre um treino e outro, ande de bicicleta. A pedalada fortalece as coxas e melhora a capacidade do joelho de amortecer o impacto da corrida. A bike, nesse caso, teria o mesmo efeito que o exercício com peso para as pernas indicado na matéria.  2.  Muitos corredores recomendam que se coma banana todos os dias. A fruta possui potássio, o que teoricamente diminui o risco de cãibras. Mas nenhum dos meus entrevistados recomendou isso. Eles apenas indicaram uma dieta balanceada e com frutas (que pode ser qualquer uma).  3.  Outra recomendação muito comum entre os corredores é correr para um rodízio de carnes assim que terminar uma prova. Isso, segundo dizem alguns, seria uma forma de repor as proteínas do corpo, todo debilitado. Trata-se de outro mito. Ademir Paulino, professor da Compa

Aos 50, ela garantiu vaga nas seletivas olímpicas de maratona

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A americana impressionou ao finalizar o percurso de 42,195 quilômetros com pace médio de 3:53 (velocidade média de 15,44 km/h) No ano de 2017, muitas mulheres completaram uma  maratona  no tempo de 2 horas, 43 minutos e 57 segundos. No entanto, apenas uma delas conseguiu o feito com 50 anos – Molly Friel, americana com 3 décadas de experiência no esporte e muita vontade de somar  quilômetros . Molly atingiu a marca na Maratona Internacional de Califórnia, nos EUA, e conseguiu sua classificação para a seletiva da próxima  Olimpíada , em Tóquio (Japão), com folga – o tempo necessário era 2:45:00. O pace da americana, que já  tinha chegado às seletivas em 2016 e 2004, foi de 3:53 (a cada 3 minutos e 53 segundos, ela completava 1km), uma média de 15,44 km/h. Somente  Marion Irvine havia conseguido a classificação em uma idade parecida. Aos 54 anos, a também californiana finalizou a prova com 2:51:01 (tempo dentro do necessário em 1984). Em entrevista à revista  Runne

Corrida: 3 truques mentais para melhorar seus resultados

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O coach Bruno Zanuto ensina como treinar a cabeça para ir ainda mais longe na modalidade Durante a  corrida , em qual quilômetro você trava? A solução para transpor essa barreira pode estar na sua cabeça (e não nas pernas!). O coach Bruno Zanuto ensina  estratégias mentais  para você conquistar suas metas. 1. Acredite em você “Não dá mais” ou “Estou cansada” são  pensamentos  que costumam invadir nossa cabeça em um treino puxado. “Esse ‘diálogo’ suga nossa energia, o que sabota o rendimento”, alerta o ex-atleta Bruno. Jogue a falta de confiança para fora da pista e foque nos  motivos que a incentivam a correr  – reduzir o stress, encontrar os amigos. “O vínculo emocional fará com que a atividade ganhe um sentido e seja mais proveitosa.” 2. Foque no agora Assim que calçar o  tênis , esqueça as pendências do trabalho. “Estudos mostram que corredores que passam por um stress mental têm uma queda de 30% no desempenho.” Preste atenção no seu corpo – vale sentir a respiraç

Caia na água! 4 exercícios de natação para corredores

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Muita gente começa a treinar na piscina para variar o estímulo, porque quer fazer triathlon ou simplesmente porque nadar é uma delícia. Mas a natação também pode ser ótima para melhorar a sua corrida! Isso mesmo, na água o impacto é mínimo e a prática fortalece o corpo inteiro, além de mobilizar os músculos e articulações em uma variedade enorme de movimentos diferentes dos da corrida. A natação para ser usada como recuperação ativa, principalmente depois de provas duras, como uma maratona, por exemplo. “Na natação, você aumenta o volume pulmonar, o que pode ajudar na sua performance como corredor”, explica Rodrigo Lobo, treinador da Lobo Assessoria Esportiva. Mas os benefícios da natação para corredores vão além de turbinar o sistema cardiovascular, o que melhora a resistência em corridas de longa distância. Respiração, flutuação, ritmo de pernadas e braçadas das quatro modalidades (crawl, costas, peito e borboleta) melhoram a coordenação e a mobilidade também. Benef