Quais os benefícios da corrida? Saiba por que você precisa começar a correr

 



Melhora a autoestima, ajuda a controlar o peso e fortalece o coração. Esses são apenas alguns dos benefícios da corrida já conhecidos pela grande maioria das pessoas. No entanto, os benefícios de correr vão muito além disso. A verdade é que não há um sistema no corpo que não se beneficie da prática regular desse exercício. 

De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of American College of Cardiology, se uma pessoa correr entre 5 e 10 minutos por dia, mesmo que em uma baixa intensidade, ela consegue prolongar sua vida em alguns anos, se comparado com uma pessoa que não corre nada. 

Dessa forma, basta dedicar apenas alguns minutos por dia para a prática e você consegue alguns dos incríveis benefícios da corrida.

Você está começando a adotar a corrida em seu estilo de vida e quer saber o que mais vai ganhar ao correr. Ou, você quer mostrar para alguém que ele ou ela precisa começar a correr agora. Independente de qual seja o seu motivo, confira alguns benefícios da corrida para a saúde e para o corpo a seguir. 


7 benefícios da corrida 

1) Mantém as articulações saudáveis

Um dos benefícios da corrida é que ela ajuda a manter as articulações saudáveis ao fortalecer os ligamentos e tendões. Isso porque ao criar uma prática regular do esporte, os músculos ao redor das articulações se fortalecem e absorvem a pressão das próprias articulações.

Com isso, ao aumentar a força das articulações, ligamentos e tendões você reduz as chances de lesões nos tornozelos, quadris e joelhos. 

Pesquisas mostram, inclusive, que a corrida pode diminuir o risco de osteoartrite do joelho, isso porque na medida em que ela aumenta o fluxo de nutrientes para a cartilagem do joelho, também fortalece os ligamentos ao redor da articulação. 

2) Reduz o risco de diabetes 

A prática regular da corrida ajuda a manter um peso saudável e consequentemente pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em até 50%. É um ótimo benefício da corrida para espalhar para todo mundo, não é mesmo? 

Além disso, a maior parte da vitamina D que o nosso corpo obtém é por meio da exposição ao sol. Atualmente, como temos ficado mais tempo dentro de casa isso tem prejudicado nossos níveis de vitamina D. 

Se você sair apenas para correr ao ar livre alguns minutos por dia pode ajudar a aumentar seus níveis de vitamina D para evitar a depressão, prevenir o diabetes tipo 2 e fortalecer seus ossos.


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3) Deixa os ossos mais fortes

Outro benefício da corrida para o corpo é o fortalecimento dos ossos. Ao contrário de outros exercícios aeróbicos, como nadar e pedalar, a corrida tem um maior impacto, o que significa que vai deixar seus ossos mais fortes. 

4) Fortalece o coração

Um dos mais falados benefícios da corrida é seu efeito na aptidão cardiovascular. A corrida é um dos esportes aeróbicos mais eficientes para melhorar a saúde do coração. Isso porque quando você corre, seus músculos precisam de mais oxigênio do que o normal, fazendo com que seu coração bombeie mais sangue rico em oxigênio para eles e bate mais rápido e com mais força. 

Dessa forma, seu coração se adapta e se fortalece com o tempo, tornando-se mais eficiente. Isso faz com que fique mais fácil correr e permite que você corra por mais tempo e mais longe. Um benefício da corrida para a saúde que faz qualquer um sair correndo na mesma hora. 

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5) Aumenta a resistência

A corrida aumenta a capacidade do coração, pulmões e músculos, como mencionamos anteriormente. Com isso, ela também favorece a resistência que geralmente diz respeito à capacidade de usar os músculos continuamente ao longo do tempo, fazendo com que este seja mais um benefício de correr. 

Na medida em que você vai aumentando sua capacidade e construindo sua resistência, você suportará o desconforto gerado pela corrida por mais tempo. Além disso, também reduz a sensação de fadiga e exaustão. E tudo isso te levará a uma resistência maior ainda.

6) Melhora seu humor

Você já viu nas suas redes sociais aquele seu amigo corredor com várias fotos sorrindo? Ou até mesmo você já sentiu uma felicidade sem um motivo aparente depois de correr? A explicação para isso está exatamente no ato de correr. Entre os benefícios da corrida para o corpo está também algo mais interior, como trazer mais felicidade. 

Dessa forma, outro benefício de correr é que esse esporte te deixa mais feliz, mais positivo e mais autoconfiante. Correr estimula a liberação de endorfina — substâncias químicas do cérebro que funcionam como analgésicos e estimulantes do humor. Esse fenômeno também é causado pela dopamina, um importante neurotransmissor para a motivação também liberado durante a corrida. 

Correr é ainda uma forma de meditação. Enquanto você está correndo fica em um momento de mais tranquilidade e em conexão consigo mesmo. Dessa forma, depois que termina a corrida você sente também uma alegria maior. 

7) Melhora o sono

Além dos benefícios da corrida para o corpo, outro benefício de correr é a melhora do sono. Alguns estudos revelaram que ao treinar pela manhã você dorme mais facilmente à noite. Além disso, também melhora a qualidade e a quantidade do descanso noturno. 

Quem corre um pouco mais de duas horas por semana dorme melhor e se sente mais alerta durante o dia. Embora pela manhã seja melhor, ao contrário do que muitos pensam, correr por cerca de 30 minutos no início da noite não vai prejudicar seu sono e pode até mesmo reduzir a fome. 


Gostou deste post? O Amantes da Corrida acredita que a saúde da mente e do corpo devem estar alinhadas, portanto, compartilhe com familiares e amigos para que eles possam saber como cuidar da saúde mental através da corrida!

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