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Mostrando postagens de Julho, 2018

OSCILAÇÃO VERTICAL

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Correr com uma boa biomecânica vai além das questões posturais, como inclinação correta do tronco, posição dos braços, quadril e a forma de tocar o pé no solo, uma questão que gera dúvidas em corredores é a relação entre o comprimento e a frequência de passada nas diferentes velocidades de corrida, mas não muito observada é a OSCILAÇÃO VERTICAL. Mais no link na bio. Entende por oscilação vertical é  quanto o seu corpo (centro de massa do corpo) se desloca para cima e para baixo durante a corrida.  Um corredor muito eficiente tem um deslocamento vertical muito pequeno. Porem em uma corrida de rua a oscilação é maior do que em um tiro. Não existe uma medida considerada exata como parâmetro, mas a literatura científica mostra um valor médio em torno de 9 cm, medidas pouco diferente disso não significa necessariamente que está errado ‼ Como melhorar a oscilação vertical? Corra sem saltar, utilizando uma técnica de corrida eficiente maximiza a propulsão conseguimos minimiza

Corra 21 km em 12 semanas

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Você já passou pelos 5 km, 10 km, 15 km e agora quer disputar a sua primeira meia-maratona. A vontade é compreensível, visto que a prova é a nova queridinha dos corredores. Tudo porque é uma competição mais dura do que as que são feitas com foco em corredores iniciantes e intermediários, além de não precisar de treinos tão rígidos como os da maratona. Se essa é a sua meta saiba que você pode chegar lá com 12 semanas de treinos. E o plano, a seguir, vai ajudar neste processo. Ele se baseia em diferentes intensidades e estímulos. Por isso, fique atento à frequência cardíaca indicada para cada trecho do treino e obtenha sucesso. A caminhada deve ser feita com frequência cardíaca entre 50% e 60%, o trote com FC entre 60% e 70%, a corrida leve fica entre 70% e 75% da FC, a corrida moderada entre 80% e 85%, a forte entre 85% e 90% e a corrida intensa tem FC entre 90% e 95% .   CONFIRA UMA PLANILHA PARA COMPLETAR OS 21 KM EM 16 SEMANAS As modalidades alternativas indicadas no progra

Como a corrida ajuda uma pessoa a ficar mais forte psicologicamente

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Além do benefício físico, o esporte tem a capacidade de ensinar muito às pessoas e reproduzir situações semelhantes às do cotidiano. É comum constatar que a corrida se converte rapidamente em uma poderosa ferramenta de autoconhecimento e ajuda a pessoa a ficar mais forte psicologicamente. Talvez isso explique a enorme popularidade da modalidade em todos os cantos do planeta. A cada quilômetro nos treinos e provas, a corrida pode nos dar uma série de lições. Listamos quatro fatores da corrida que contribuem para que ela seja também uma aliada da sua mente. Como a corrida ajuda uma pessoa a ficar mais forte psicologicamente: 1) Terapia sem custos “A corrida gera autoconhecimento. É um esporte sem intervalos em que a pessoa fica sozinha e está pensando o tempo todo. E tem sido cada vez mais raro entrar em contato consigo mesmo na sociedade atual”, explica a psicóloga do esporte Julia Amato . A rotina de trabalho, a convivência familiar e até mesmo os inúmeros dispositivos te

VO2 máximo: uma carta na manga

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O VO2 Máx é o volume de oxigênio que o corpo consegue “captar” para dentro dos pulmões por meio do sistema cardiovascular e empregar na produção de energia. Esse índice (ou coeficiente) pode ser obtido de maneira direta (pelo teste ergoespirométrico) ou indireta (fórmulas obtidas por equações). Com essa informação, é possível determinar limiares anaeróbicos, frequência cardíaca ideal e (até) estruturar períodos de treinamento. Por exemplo: quanto tempo o corredor deve ficar nos treinos de base, adaptativo, polimento, velocidade… Para melhorar o VO2 Máx de corredores mais experientes, estudos apontam os treinos intensivos, como os  intervalados  e  fartleks . Com eles, são feitas adaptações no corpo, que passa a produzir mais mitocôndrias (estrutura relacionada à respiração celular), enzimas aeróbias, transportadores de lactato e microcapilares sanguíneos. A eficiência mecânica, que faz um corredor consumir menos oxigênio para uma mesma velocidade, pode garantir ritmos mais rápid

Crioterapia preventiva para corredores

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Você sente algum  incomodo ou dor durante ou após a corrida ? Fazer crioterapia após o seu treino talvez te ajude.  A crioterapia é um método terapêutico na qual partes do corpo são submetidas a baixas temperaturas com diversos objetivos, e um deles é  recuperar  a musculatura após uma prova ou um treino , principalmente de grande intensidade. Há ainda o objetivo de tratar lesões, mas aqui só iremos abordar a  crioterapia para a recuperação muscular  após a corrida, porque se você tem uma lesão, o melhor é seguir as recomendações do seu ortopedista, e também há tantas especificidades que só o médico mesmo para avaliar e te indicar o melhor tratamento. Se tem suspeita de estar lesionada (dor persistente mesmo sem correr, dor persistente por mais de três dias), nada de ficar testando coisas, vá ao ortopedista! Então vamos lá… A  crioterapia preventiva  é para todas que correm e estão sentindo as pernas mais cansadas/pesadas (fadiga muscular) ou sentindo incômodos/dores que não são

ESTRATÉGIAS PARA GANHAR VELOCIDADE NA MEIA-MARATONA

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Ganhar velocidade na meia-maratona exige uma rotina de treinamentos que favoreça a intensidade Bater o recorde pessoal nos 21 km exige uma rotina de treinamentos que favoreça o ganho de velocidade. Para a treinadora Luciana Toscano, da assessoria esportiva Equipe Toscano, do Rio de Janeiro, o foco deve estar nos trabalhos que privilegiam o ganho de fibras musculares rápidas. “Um bom treino é o de resistência contínua, ou seja, estimular a corrida rápida em uma determinada distância, como em duas séries de 5 km em um ritmo a 4’30”/km, com um intervalo de 30” entre elas”, destaca. Os tiros, que visam aumentar a resistência aeróbia trabalhando acima do limiar 2, são indicados pelo treinador Alexandre Lima, da assessoria esportiva Filhos do Vento. “O corredor pode realizar de uma a quatro séries, em cada uma delas, ele começa com um tiro de 1 km em ritmo acelerado e vai diminuindo 200 m a cada estímulo, até chegar a um tiro de 200 m. Entre cada tiro, ele deve trotar por

5 Principais maratonas do mundo

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Boston, Nova York, Chicago, Berlim e Londres formam o circuito World Marathon Majors (WMN), que dá 1 milhão de dólares em prêmios Participar de uma delas é um sonho de dez entre dez corredores, por serem as mais antigas e tradicionais do mundo. Além disso, as maratonas de Boston, Nova York, Chicago (todas nos EUA), Berlim (Alemanha) e Londres (Inglaterra) formam o circuito World Marathon Majors (VMN), que dá um milhão de dólares para os atletas masculino e feminino que fizerem mais pontos na disputa das cinco provas. Conheça agora um pouco sobre elas. O seu estilo é você, escolha a sua tendência. Encontre  Sapatos Femininos   https://www.elegancesapatos.com.br/