BENEFÍCIOS DO ALONGAMENTO ANTES DA CORRIDA


Alongue antes e depois da corrida para evitar lesões


Resultado de imagem para beneficio do alongamento antes da corrida


Para correr bem e com segurança, além do tênis e das roupas confortáveis e da alimentação e hidratação adequadas, é necessário realizar os alongamentos. Eles são indispensáveis em qualquer programa de exercícios e ajudam a prevenir as terríveis lesões musculares, principalmente na corrida.
Os benefícios da realização de alongamentos são muitos, como descreve o ortopedista especialista em pé e tornozelo, André Jorge: "Eles fortalecem tendões e músculos da perna, deixando-os menos vulneráveis a estiramentos e contraturas - que ocorrem quando o músculo se contrai de maneira incorreta - ou até mesmo rupturas", e por isso, para quem quer começar a fazer corridas é mais importante ainda.
Alongar também preserva a flexibilidade da panturrilha e dos tendões de Aquiles, da parte anterior da perna e pé, tibial anterior e extensores. "O alongamento de quem pratica corrida na esteira ou ao ar livre são feitos da mesma maneira", informa Jorge.
O ortopedista também explica que é fundamental fazer as séries antes das corridas, porque estamos com os tendões e músculos encurtados e "frios". "Assim, ele é necessário para aquecimento prévio e para gerar elasticidade das estruturas."
Ao término, alongue-se novamente. A prática é essencial, porque os músculos e tendões hipertrofiam. "Ou seja, aumentam de tamanho pelo fortalecimento gerado e com isso, encurtam novamente de tamanho. O alongamento pós-atividade física serve para evitar dores musculares e tendinosas", diz André.
E completa: "Realize-os dez minutos antes e dez minutos depois da atividade física, com alongamentos durando trinta segundos em cada membro, em média".
Confira os quatro alongamentos necessários antes e depois da corrida, de acordo com ortopedista André Jorge:
1. Alongamento em escada ou com apoio alto de uma lista telefônica, por exemplo
Apóie o antepé no degrau, deixando a parte posterior ceder, forçando-a para baixo e alongando o tendão de Aquiles.
2. Alongamento da toalha
Sentado a 90 graus, estique as pernas. Estire uma das pernas e puxe a outra com o auxílio de uma toalha, ou corda que fique presa em baixo do pé, em direção a si mesmo. Troque e faça com a outra.
3. Pé de bailarina
Com a mão na ponta do pé, puxe-o para trás, apoiando na parede para alongar a parte interior da coxa e os tendões anteriores do pé.
4. Para fazer sentado
Apóie o pé esquerdo no joelho direito, cruzando a perna. Puxe o antepé para baixo, para cima, para uma lateral e outra. Realize o mesmo procedimento no outro membro.

O seu estilo é você, escolha a sua tendência.
Elegance calçados.

Comentários